A sofisticação do meio rural

04/07/2013

A agricultura tem passado por uma série de transformações, que tornam a atividade cada vez mais competitiva e exigem do produtor maior nível de especialização, capacidade de gerenciamento e profissionalismo, bem como inovação e sofisticação. Para atender as expectativas de seus clientes, qualidade e grande demanda exigida pelo mercado, os agricultores incorporam em seus empreendimentos técnicas de Agricultura de Precisão.

Com a Agricultura de Precisão os produtores, além de administradores, cada vez mais assumem a função de produtores pesquisadores de suas áreas, atuando diretamente na coleta de informações e interagindo com técnicas inovadoras.

A viabilização da atividade, com a obtenção de lucro satisfatório, está sempre em risco, devido a fatores controláveis e incontroláveis que definem a produção agrícola. Portanto, a aplicação dos recursos disponíveis de forma eficiente e precisa é indispensável como garantia de sucesso. Para que o produtor consiga obter vantagens e lucros significativos é crucial a constante busca por informações sobre quais fatores de produção impactam na lavoura e quais riscos poderão ser diminuídos.

Um dos exemplos vantajosos da prática da Agricultura de Precisão é a aplicação de insumos agrícolas somente nos locais corretos, nas quantidades requeridas, levando em consideração as necessidades específicas de cada parte do campo e resultando em uma lavoura com produtividade uniforme. A Agricultura de Precisão viabiliza uma maneira de gerir um campo produtivo metro a metro, levando em conta o fato de que cada pedaço da fazenda tem propriedades diferentes e que alguns campos podem ser uniformes, mas outros podem apresentar variações no tipo de solo, fertilidade e outros fatores que afetam diretamente a produção agrícola. Neste caso, a Agricultura de Precisão visa medir e registrar as informações do solo, aperfeiçoando as aplicações de insumos e auxiliando o gerenciamento da produção.

O potencial de crescimento para a Agricultura de Precisão no Brasil é altíssimo, uma vez que esta prática agrícola, além de sofisticar as técnicas utilizadas pelos produtores, aumenta a produção e muitas vezes a sua qualidade. Segundo Gregory Riordan, gerente de marketing do grupo CNH de agricultura de precisão para a América Latina: “A partir do momento em que o produtor começa a verificar os ganhos de produtividade e a redução das perdas e dos custos que a técnica lhe permite, ele tende a ampliar o uso dos sistemas inteligentes”.

Inúmeras são as vantagens deste sistema, que possibilita aos produtores melhor conhecimento do campo de produção, permitindo, desta forma a tomada de decisões fundamentadas e que tenham sido previamente mapeadas; diminuição dos gastos despendidos com a produção, inclusive possibilitando a flexibilização para a distribuição de insumos e até mesmo a preservação do meio ambiente, tendo em vista que estes insumos são aplicados somente nos locais, quantidades e tempo necessários; e também outra vantagem seria o auxílio na correção dos fatores que contribuem para sua variabilidade obtendo-se aumento global da produtividade.

A Agricultura de Precisão, que chegou ao Brasil por volta da década de 90, já deixou de ser um tabu para os agricultores e vem crescendo cada vez mais. Diante deste cenário, os produtores que visam um diferencial no ramo e destaque no mercado competitivo, devem buscar a inovação, sofisticação e investimentos em sistemas, procedimentos, máquinas e outros meios tecnológicos que auxiliem a sua produção.

Diego Vinícius Moreira e Laura Grassano Pedalino

Fonte: http://www.agrolink.com.br/georreferenciamento/AgriculturaPrecisao.aspx


COMPARTILHE


  • Campinas

    Rua dos Alecrins , 914. Conj. 205/206,
    Cambuí - 13024-411 Campinas - SP - Brasil
    Tel. +55 19 2513 0416MAIS INFORMAÇÕES
  • Londrina

    Rua: João Gilberto Santos nº 320
    86047-150 - Londrina - PR - Brasil
    Tel. +55 43 3377 6500
    Fax. +55 43 3377 6594MAIS INFORMAÇÕES

Grassano & Associados Advocacia Empresarial - Copyright © 1994-2017 - Todos os direitos reservados.